sábado, 27 de novembro de 2021

Breve dissertação sobre felicidade

verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    ver-se frente a frente com; deparar, achar.

  2. 2.
    transitivo direto
    passar a conhecer; descobrir, atinar.


Observe a definição do Google sobre o verbo encontrar (principalmente nas palavras que tomei a liberdade de grifar). Como alguém seria capaz de "achar" a sua própria felicidade? Impossível. 

Simplesmente impossível.

Em meus (quase) 30 anos de vida, aprendi que pouco importam o momento, a companhia ou o local, a felicidade é construída. Ela não nos encontra e tampouco o contrário acontece.

Pense comigo.

Somos capazes de desenvolver a felicidade, porém, essa é uma tarefa inconsciente. Esqueça os papos quânticos dos especialistas de coisa alguma do seu feed: Digo que, através de experiências, momentos, reflexões e situações adversas, entendi que a felicidade não é uma constância, mas sim, uma emoção, tal qual todas as demais que já conhecemos (raiva, ódio, tristeza, saudade, alegria, entre outras). Você consegue sentir raiva de algo absolutamente quando quer? Não. Você é capaz de ficar triste simplesmente porque assim quis, sem causa ou razão aparente? Não. Vou além: Alguém é capaz de se alegrar simplesmente porque colocou isso na cabeça? Absolutamente, não.

Acredito que o desenvolvimento da felicidade se dá a uma série de fatores (os quais são impossíveis de serem 100% mapeados), tais como: expectativa alcançada, antecipação superada, correspondência de emoções com outrem, satisfação monetária, receber uma grata surpresa, comprar algo que almejava a tanto tempo. Estes são exemplos de momentos que desenvolvem a felicidade em nossas vidas, ou seja, ninguém é capaz de fazer vários deles em um dia, quiçá em uma semana.

De maneira resumida... O que quero dizer é que quanto maior for a sua própria cobrança em ser feliz/agradecido o tempo todo, maior também será a sua insatisfação, pois se dará conta de tudo que ainda não tem ou não alcançou. 

Não "busque" a sua felicidade, aprenda a encontrá-la desenvolvê-la.

Nenhum comentário: